Dra. Letícia Taufer | Medicina Personalizada para cada Mulher

Blog

Cinco dicas para um pré-natal seguro e saudável

Por Clinica Taufer em 25/04/2019
Cinco dicas para um pré-natal seguro e saudável

Neste texto vamos falar de um tema amplo, mas muito importante para as gravidinhas: o pré-natal!

Todo mundo conhece o pré-natal como uma série de consultas realizadas durante a gestação, mas você sabe para o que ele realmente serve? Quais benefícios um pré-natal seguro e saudável pode trazer? 

O intuito do pré-natal é possibilitar que nós, obstetras, possamos descobrir e ou acompanhar alguma doença que a mulher já tenha ou que ela venha a desenvolver durante a gestação. Porém, não termina aí: o acompanhamento médico que o pré-natal proporciona também serve para avaliar a saúde do bebê a fim de garantir que o pequeno nasça com saúde, que a mamãe dê a luz de forma tranquila e evite o surgimento de complicações durante o parto – caso aconteçam, que seja com mínimas consequências. 

cinco-dicas-para-um-pre-natal-seguro-e-saudavel

Selecionamos e esclarecemos cinco âmbitos importantes para a gestante ter um pré-natal seguro, tranquilo e saudável – confira a seguir. 

Organização e informação são essenciais

1 – Tenha disciplina: não falte nas consultas do pré-natal, anote seus exames e leve muito a sério o que seu obstetra ou enfermeira recomendarem. 

2 – Seja organizada: tenha uma pastinha para guardar todos os seus exames, receitas (se você tiver) e tudo o que envolve seu pré-natal. Se você for diagnosticada com diabetes gestacional, organize uma tabela para o controle glicêmico; se tiver pressão alta, anote também de forma organizada informações sobre a sua pressão. 

3 – Invista em informações: leia muito, do começo ao fim da gestação – nós esperamos que o seu médico te incentive a fazer o mesmo. Adquira informações sobre parto normal, cesariana, gestação, pós-parto, amamentação e puerpério. Cada dia você vai se empoderar mais sobre o assunto e, automaticamente, sobre suas decisões e escolhas – o pré-natal é o melhor momento para tudo isso! Não se esqueça de compartilhar suas opiniões e escolhas com o seu médico, tá?! 

4 – Planeje-se: você já ouviu falar em ‘plano de parto’? É um documento em que você escreve o que quer no seu parto – converse com o seu obstetra para saber o que é possível no seu caso, conheça as normas do hospital em que você irá parir e não se esqueça de falar com o pediatra que vai receber o seu bebê; a partir daí, elabore o seu plano de parto. 

5 – Mantenha-se focada, sempre: decidiu o que quer e o que não quer na sua gestação? Então, prepare-se, pois agora começarão os pitacos. Das duas, uma: você só comenta suas escolhas com a sua rede de apoio e não fala nada para ‘os de fora’ ou você conta tudo para quem perguntar e ignora os pitacos que não forem pedidos. Mas tenha em mente que sempre vão surgir as opiniões alheias e você deve se manter forte e focada, e conversar depois com alguém que confia, para manter forte o seu lado emocional – o que também é importante. 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..