Dra. Letícia Taufer | Medicina Personalizada para cada Mulher

Implantes hormonais

Implantes hormonais

Implantes hormonais nada mais são que uma via moderna de administração de hormônios.
Podem se diferenciar pela marca e pelo tipo (absorvível e não absorvível).
Seu grande diferencial está no fato de poder individualizar as doses prescritas, respeitando a individualidade bioquímica de cada paciente.
Existem várias formas do hormônio chegar até você.  
Exemplos: Via oral, via injetável, via tópica e no caso dos implantes a via subcutânea.

E qual a vantagem desse tipo de tratamento? 

São três  principais motivos:

Primeiro: O hormônio contido dentro do implante é liberado diretamente na corrente sanguínea evitando a primeira passagem hepática minimizando efeitos colaterais indesejáveis

Segundo: Garante a adesão ao tratamento, sendo menos suscetível a falhas e ao esquecimento.

Terceiro: Quando administrados corretamente, o sistema de liberação dos implantes subcutâneos promove uma reposição hormonal segura e eficaz. Na verdade, esta via de administração permanece como a via de liberação hormonal que mais se aproxima do que os ovários e testículos humanos fazem naturalmente. Esse método assegura a mesma liberação continua, 24hs por dia, 7 dias por semana, em pequenas dosagens semelhantes ao que o corpo humano costuma fazer. 


Como é a inserção de um implante hormonal? 
O procedimento é realizado ambulatorialmente, dentro do consultório médico com anestesia local.
Sua inserção é muito tranquila, não dói (apenas a picadinha da anestesia).
Em geral, esse tipo de implantes são inseridos por uma micro incisão na região glútea da paciente e o procedimento dura entre 15 a 30 minutos.

Quais suas principais indicações?
Antes de mais nada é importante dizer que é um método seguro, aprovado pela ANVISA, para tratamento de várias patologias ginecológicas.

Não é um tratamento estético, apesar de possuir, a depender do hormônio escolhido, benefícios para estética feminina.

Suas indicações valem para doenças hormônio dependentes que afetam a saúde da mulher:

•    CLIMATÉRIO E MENOPAUSA
•    OSTEOPENIA
•    BAIXA LIBIDO
•    REPOSIÇÃO HORMONAL
•    TPM
•    SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL
•    DISMENORRÉIA (CÓLICA MENSTRUAL)
•    ENDOMETRIOSE
•    ADENOMIOSE
•    PERDA DE MASSA MUSCULAR (SARCOPENIA)
•    LEIOMIOMATOSE UTERINA

Vários são os hormônios que podem ser utilizados sob a via de implante hormonal, sendo os principais e mais conhecidos são:
•    ESTRADIOL
•    TESTOSTERONA
•    PROGESTERONA 
•    GESTRINONA

O que define o hormônio escolhido, o tipo de implante e doses, são as queixas e o perfil de paciente (estilo de vida) minuciosamente detalhado em consulta médica, assim como os exames hormonais que são utilizados no cálculo da dose desses implantes.
Sim, seu estilo de vida (sono, alimentação e regularidade na prática de atividade física) determinam se o implante hormonal será uma boa estratégia de tratamento para você ou não.
Existem basicamente, dois tipos de implantes
Os não absorvíveis, que são um tubo de silicone 4 mm, onde dentro dele é armazenado o hormônio. Podem ser retirados a qualquer momento e tem duração de 6 meses a 1 ano.
Os absorvíveis são feitos dos hormônios comprimidos e condensados na forma de um cilindro, com sendo liberados gradualmente. Absorvido naturalmente pelo organismo, não precisam ser retirados e duram em média de 6 meses (podem durar de 4 a 9 meses dependendo da necessidade do organismo).
Como todo tratamento hormonal, possui também, suas contraindicações e efeitos colaterais bons e ruins que devem ser discutidos e explicados durante sua consulta médica.
Embora esse seja um método amplamente divulgado pela mídia, sua utilização é relativamente recente como artifício terapêutico. E não estamos livres de algum efeito inconveniente dessa reposição.
Por isso, reforço o alerta para a responsabilidade de sua aplicabilidade.
Paciente e médico devem ter perfeito entendimento sobre o assunto durante a consulta médica.
A inserção de implantes só pode ser realizada com base em minuciosa consulta médica e exames laboratoriais que direcionam toda a terapia na busca de uma melhor qualidade de vida!

A modernidade pode oferecer uma medicina de ponta com mais conforto e menores efeitos colaterais, mas deve-se ressaltar que o ser humano deve ser capaz de entender e respeitar o seu corpo, sua mente com maior compromisso e, com isso, usufruir de todas as sensações que somos capazes de ter. 

Na clínica temos médicas capacitadas para a inserção dos dois tipos de implantes.

Aguarde..